HISTÓRIA

A Faculdade IPPASaúde teve origem no Centro de Educação Profissional IPPASaúde, credenciado em 2012, Resolução CEE/SEED nº 2071/2012, com renovação do credenciamento Resolução nº 6222/2017 em 18/12/2017.  O CEP IPPASaúde oferta o curso técnico de estética, Reconhecido Resolução nº 29/14/2016 e renovado seu reconhecimento pela Resolução nº 1361/2018 de 13/04/2018. Por meio do IPPAS Instituto, desde 2016 oferta o programa de Mestrado e Doutorado interinstitucional pelo Mercosul na área de Educação, em convênio com a Universidade San Lorenzo – UNISAL.

O nome IPPASaúde – Instituto Paranaense de Profissionais de Ambiente e Saúde se deu pela intenção do Diretor Geral, Pedagogo, Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal, Técnico em Estética com mais de 20 anos de experiência na área atuando em Salões de Beleza no Estado do Paraná iniciando em Campo Mourão sua cidade natal e continuando sua carreira profissional em Curitiba com algumas temporadas em Miami, Florida, EUA. Seu entendimento como mantenedor é de que o ruma de sua instituição de ensino é a vocação na área da saúde, beleza, ambiente, bem-estar, estética e imagem pessoal. Logo os cursos a serem ofertados deverão sempre permear essas áreas. E é nessa linha de raciocínio que após formar três turmas no curso Técnico em Estética, entendeu que já era momento de ingressar no ensino superior por conta da regulamentação da profissão do Esteticista. A implantação da Faculdade IPPASaúde se dará com o pedido de autorização do curso de Bacharelado em Estética na modalidade a distância na nova sede inaugurada em janeiro de 2017 onde são atendidos alunos do curso Técnico em Estética. Todas as parcerias e convênios firmados entre 2013 e 2017 foram para fortalecer a marca IPPASaúde como instituição de excelência na formação de profissionais na área da saúde que atuam na área da beleza, estética e bem-estar. Os próximos cursos a serem pedidos atos autorizativos seguirão a mesma diretriz incluindo cursos na área de gestão administrativas e pedagógica que formem profissionais voltados a atuar na liderança de estabelecimentos que atuem na área da beleza, saúde, ambiente e bem-estar conforme será indicado ao longo deste documento norteador.

Com o avanço e reconhecimento pedagógico da formação dos egressos como esteticistas, bem como com o advento da regulamentação da profissão do Esteticista por meio da Lei nº 13643/2018 de 03/04/2018, originado pelo projeto de lei 2.332/2015. Após aprovação congresso nacional em 2017, a mantenedora do IPPASaúde tomou a decisão de solicitar o credenciamento na modalidade EaD da Faculdade IPPASaúde com pedido da primeira graduação Bacharelado EaD de 4 anos na modalidade a distância em Estética e Cosmética.

Foi um projeto muito estudado por meio de levantamento feito no Ministério de educação. Constatou-se pelo menos 4 cursos na modalidade bacharelado, autorizados pelo MEC, e mais 9 cursos criados por instituições com prerrogativas de autonomia, que obtiveram o devido reconhecimento pelo MEC. Portanto, com base nestes atos autorizativos emanados do próprio Ministério, entendemos que, apesar de não ter ainda Diretriz para Bacharelado em Estética e Cosmética, a atual solicitação se justifica plenamente.

Por conta da decisão de credenciar a faculdade, em janeiro de 2017 foi alugado o prédio onde se localiza a sede atual da Faculdade IPPASaúde com mais de 1300m2 para atender alunos na modalidade a distância. A partir daí iniciou-se a construção da proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade IPPASaúde – apresentada ao CONSUP em julho de 2017 a pedido da mantenedora.  Ao se iniciarem as discussões sobre qual processo adotar para a elaboração de um plano de desenvolvimento físico, identificou-se a necessidade de empreender, surgindo o desafio de, simultaneamente, apreender a diversidade que compõe a nova comunidade da iniciante Faculdade IPPASaúde e identificar convergências para o desenvolvimento da Instituição como um todo ampliando futuramente sua atuação geográfica.

A construção coletiva de um Plano de Desenvolvimento Institucional apresentou-se, então, como oportunidade de se mobilizar a capacidade com que a Faculdade IPPASaúde contava – apoiada em uma significativa experiência acumulada desde 2012 com a Educação Tecnológica Profissional com o emprego de metodologias e prática de planejamento e de gestão pedagógica com atividades na modalidade a distância com metodologias Ativas de Aprendizagem. Por meio do PDI 2018, a Faculdade IPPASaúde busca formular um projeto inovador no cenário das instituições de Ensino Superior inicialmente na área de saúde, beleza, estética e bem-estar, gerando, além dos resultados concretos do processo, experiência e conhecimento em estética, cosmética e gestão.

O processo de construção do PDI foi estruturado sobre quatro aspectos – acadêmicos, organizacionais, físicos e ambientais –, que se constituíram em eixos das informações que se entrelaçam no cotidiano inicial da Instituição e que ofereceram os focos de análise e decisão. 

A sistematização das contribuições decorrentes do debate sobre cada um dos aspectos e nos diversos momentos de interação entre eles buscou consolidar um raciocínio integrado em relação à Instituição. Juntas, as peças do quebra-cabeça – marca do processo empreendido naquele momento – formaram um quadro articulado do qual foram extraídos os princípios, diretrizes gerais e específicas para o credenciamento da Faculdade IPPASaúde e autorização do Bacharelado em Estética e Cosmética.